Pterígio

pterigio

Pterígio (conhecido como “carne crescida), é o nome dado ao desenvolvimento de um tipo de fibrose (tecido fibrovascular) sobre a esclera, a parte branca do olho. Esta fibrose tem características benignas, mas tende a invadir a superfície da córnea e, eventualmente, interferir na visão do paciente.

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento do Pterígio é a exposição prolongada e excessiva à luz ultravioleta sem a devida proteção.

A maioria dos casos de Pterígio apresenta-se assintomática e sem necessidade de tratamento imediato. Em casos de progressão da fibrose, é comum notar vermelhidão e inchaço dos olhos, dando a sensação de ardor e de presença de objeto estranho.

Quando o Pterígio cresce demais, ele pode desencadear distorção da superfície da córnea, acarretando em Astigmatismo Irregular.

O tratamento do Pterígio depende do seu tamanho. Quando é pequeno, e apresenta sinais de inflamação, é feita a aplicação de colírios. Se for grande, será necessária a intervenção cirúrgica. A cirurgia leva cerca de 30 minutos, e é feita em ambiente cirúrgico.

É importante ressaltar que o Pterígio pode reaparecer, mesmo depois da cirurgia. Por isso, manter o acompanhamento com o médico oftalmologista é extremamente importante.

Agende já uma consulta no Hospital de Olhos do Acre e saiba mais dos tratamentos do Pterígio, faça os exames oftalmológicos indicados pelo médico e melhore a sua visão.

Ainda tem dúvidas sobre o Pterígio? 
Acesse a nossa Área de Atendimento e fale conosco. Se preferir, entre em contato pelos telefones (68) 3224-2161 ou (68) 9905-0478