Presbiopia – Erros Refrativos

presbiopia

A Presbiopia é outro dos Erros Refrativos que atrapalham a visão.

Também conhecida como “vista cansada”, a Presbiopia é característica do envelhecimento natural do corpo humano, geralmente aparecendo depois dos 40 anos de idade. Estima-se que 25% da população brasileira apresente esta doença ocular.

A Presbiopia não é considerada uma doença, mas uma condição fisiológica relacionada ao processo de envelhecimento.

Ela se caracteriza pela fadiga do músculo ocular responsável pela acomodação do ponto de foco dos feixes de luz, e que são importantes para garantir a nitidez das imagens.

Dúvidas sobre erros refrativos? Fale com um especialista:

duvidas de astigmatismo hoacre

Assim como acontece na Catarata, a Presbiopia se apresenta como inevitável, já que faz parte do processo natural de envelhecimento. Mas pessoas que tem Hipermetropia tendem a apresentar vista cansada um pouco mais cedo.

Sintomas da Presbiopia

Os sintomas que caracterizam a Presbiopia são dificuldade na hora de ler, no uso de computadores e celulares ou na realização de trabalhos manuais.

A visão prejudicada por esta doença nos olhos pode ser corrigida, mas o processo acontece um pouco diferente do que ocorre com a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo.

É possível corrigir a visão através de óculos, que podem ser classificados em dois tipos:

  • Monofocais: usados apenas para a leitura, com lente corretiva para perto;
  • Multifocais: as lentes apresentam dois focos diferentes, para perto e para longe.

É importante reforçar que os óculos de leitura já prontos não são aconselháveis, por algumas razões. Primeiro, porque a Presbiopia pode não se apresentar igualmente em ambos os olhos.

Segundo, porque estes óculos não farão a correção de Astigmatismos que estejam eventualmente associados.

A Presbiopia também pode fazer uso de lentes de contato, e elas são geralmente multifocais.

Existe uma outra técnica que pode ser usada no tratamento da Presbiopia, que é chamada de Monovisão. Através de lentes de contato, faz-se a correção da Miopia de um dos olhos, que fica com boa visão para longe, enquanto o outro olho tem a Hipermetropia corrigida, ficando com boa visão para perto.

Com isso, o cérebro do paciente acostuma-se a usar um olho por vez, privilegiando o olho certo para cada distância.

É uma técnica que pode ser bastante desconfortável, por isso ela só é indicada para os pacientes que passam pelos exames de adaptação às lentes de contato.

Outro tipo de correção com lentes de contato se chama monovisão: um olho é corrigido para enxergar para longe e o outro é corrigido para enxergar para perto. O cérebro aprende a privilegiar ora um olho, ora outro.

Mas apenas após um rigoroso exame clínico, o médico oftalmologista em Rio Branco indicará o tratamento mais adequado para cada caso. No Hospital Oftalmológico do Acre, você encontra especialistas em erros refrativos, basta entrar em contato pelo Whatsapp com nossa equipe de atendimento e agendar uma consulta, atendemos planos de saúde e consultas particulares com preços acessíveis.

Estamos prontos para lhe ajudar, cuide de sua visão com os especialistas do Hoa!

Se você preferir, pode agendar online uma consulta ou enviar uma mensagem para nosso atendimento. Clique abaixo:

duvidas de astigmatismo hoacre


RELACIONADOS

presbiopia
Presbiopia – Erros Refrativos
A Presbiopia é outro dos Erros Refrativos que atrapalham a visão. Também conhecida como “vista cansada”, a Presbiopia é característica do envelhecimento natural do corpo humano,…