Glaucoma

glaucoma

O Glaucoma é uma das mais sérias doenças oculares, por ser progressiva e assintomática.

Esta doença nos olhos ocorre quando há um excesso do líquido aquoso, que fica dentro do globo ocular, ou não há escoamento deste excesso. Por conta disso, a pressão intraocular sobe e provoca a degeneração do Nervo Óptico, acarretando em perda gradual do campo visual do paciente.

As causas do Glaucoma podem variar, mas alguns fatores de risco devem ser considerados:

  • Hipertensão ocular. O aumento da pressão intra ocular é o principal fator de risco do Glaucoma. Quanto mais alta foi a PIO, maiores são as chances de lesão no nervo óptico.
  • Idade. O Glaucoma está diretamente associado ao processo de envelhecimento. As chances de desenvolver a doença ficam maiores após os 70 anos de idade.
  • Raça. O Glaucoma tem índices de ocorrência 4 vezes mais altos em pessoas da raça negra, com mais gravidade.
  • Histórico familiar. O Glaucoma está relacionado à herança genética, sendo 10 vezes mais frequente entre parentes de primeiro grau (pais, filhos, irmãos).
  • Doença secundária: O Glaucoma também pode se desenvolver como doença secundária de outras patologias, como diabetes, enxaqueca, miopia alta ou doenças cardiovasculares.

Por ser assintomática, o diagnóstico do Glaucoma é extremamente difícil de ser identificado. Para isso, é necessário que o paciente faça acompanhamento regular com um oftalmologista, que fará os exames necessários para medição da pressão intra ocular.

Marque um agendamento no Hospital Oftalmológico do Acre e saiba de todos os tratamentos disponíveis para o Glaucoma, o especialista irá lhe examinar e dirá qual melhor opção.

Ainda tem dúvidas sobre o Glaucoma? 
Acesse a nossa Área de Atendimento e fale conosco. Se preferir, entre em contato pelos telefones (68) 3224-2161 ou (68) 9905-0478