A Catarata é uma doença ocular progressiva que provoca a perda de transparência do Cristalino, a lente natural do olho que fica entre a íris e a pupila. O processo de perda de transparência ocorre devido ao acúmulo de pigmentos e células de gordura na superfície do cristalino.
A maior incidência dos casos desta doença nos olhos acontece depois dos 60 anos de idade, porque o acúmulo de pigmentos está associado ao processo natural de envelhecimento das células do corpo. Por isso mesmo, existe o ditado popular “doença dos idosos”.
Os primeiros sintomas da Catarata são visão embaçada, perda leve de campo visual, sensibilidade intensa à luz (fotofobia), dificuldade de distinguir cores e percepção de halos nas fontes de luz. Em seus estágios mais avançados, esta doença ocular deixa a pupila com um aspecto esbranquiçado.
Você pode saber mais da Catarata baixando o nosso Guia Digital gratuito, basta clicar abaixo e preencher o formulário, pronto você ganhou um ebook pensado em suas dúvidas.
Dentre os tipos de Catarata temos: a congênita e a adquirida
A Catarata Congênita aparece em recém-nascidos, geralmente até o sexto mês de nascimento e na maioria dos casos, está associada a alguma infecção que tenha ocorrido durante a gestação, como rubéola, toxoplasmose, sífilis, entre outros.
A Catarata Adquirida pode ser subdividida de acordo com as suas causas:
- Senil: em geral, aparece em pessoas acima dos 60 anos de idade, devido ao processo natural do envelhecimento das células. É inevitável;
- Traumática: aparece como consequência de traumas oculares, podendo às vezes, ocorrer anos depois do trauma;
- Medicamentosa: aparece como efeito adverso do uso continuo de remédios tais como corticoides, geralmente associados à automedicação sem acompanhamento médico;
- Patológica: aparece como doença ocular secundária a alguma infecção, tais como uveítes, iridociclites, retinopatias.
- Metabólica: aparece como doença secundária de problemas no metabolismo, como a diabetes.
Por ser progressiva, o diagnóstico de Catarata só pode ser identificado por um médico oftalmologista especializado, depois que o paciente realiza uma rotina de exames específicos.
Mas não se preocupe. Apesar de a Catarata ser a maior responsável pelos casos de cegueira em todo mundo, ela pode ser tratada e a visão pode ser recuperada.
Agende uma consulta com os nossos oftalmologistas e receba todas as informações sobre o tratamento da catarata, clique abaixo e mande uma mensagem para nosso atendimento via WhatsApp: