Cirurgia Refrativa a Laser: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia

cirurgias-refrativas

Cirurgia Refrativa a Laser é o nome dado ao procedimento cirúrgico que faz a correção de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.

O procedimento é indicado para os pacientes que apresentem quadro de dependência severa dos óculos de grau ou lentes de contato.

A Cirurgia Refrativa é realizada 100% a laser. Isso quer dizer que não há necessidade de cortes, incisões ou lâminas, tornando-a um procedimento seguro, com pouquíssimos riscos de infecções pós operatórias e que dispensa a necessidade de internação.

Cirurgia Refrativa 100% a Laser Personalizada

A Cirurgia Refrativa é um procedimento feito totalmente a laser, apoiado por um maquinário de alta tecnologia e precisão.

O equipamento usado na Cirurgia Refrativa usa pulsos de laser de baixa frequência para a correção dos Erros Refrativos. Um computador de precisão faz os disparos de laser que removerão pequenas porções do tecido da córnea, modificando sua curvatura para garantir a nitidez das imagens.

Controlado por um computador de precisão, pulsos de laser são disparados para dentro do olho, removendo partes do tecido da córnea e modificando sua forma.

Tipos de Cirurgias Refrativas

Existem duas técnicas diferentes para as Cirurgias Refrativas à Laser: a LASIK e a PRK.

Lasik – Laser in situ Ceratomileusis

Nesta técnica, a aplicação do Laser corretivo acontece depois do levantamento do flap. Flap é o nome dado para a fina camada de tecido corneano que será retirada ou remodelada. O Flap é confeccionado com o Laser System, que é o laser de femtosegundo.

Depois que o Flap é levantado, o cirurgião oftalmologista do Hospital Oftalmológico do Acre usa o Laser para remover uma quantidade pré-determinada de tecido corneano, remodelando a curvatura da córnea e removendo o grau.

O tempo de aplicação de laser é de alguns segundos por olho, corrigindo graus de miopia, de hipermetropia e de astigmatismo. A cirurgia é feita com anestesia tópica.

O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando óculos escuros e colírios.

PRK – Photorefractive Keratectomy

É uma técnica onde o Laser é aplicado sobre a córnea depois de uma leve raspagem do epitélio (camada superficial de células). É um procedimento  que se caracteriza por ser mais simples, mas que é um pouco mais desconfortável para o paciente e tem um tempo de recuperação visual um pouco maior.

A Cirurgia Refrativa por PRK faz uso de anestesia tópica, que é aplicada em gotas de colírio.

A Técnica PRK é indicada para os pacientes que apresentem córnea mais fina ou com muitas irregularidades em sua superfície.

OBSERVAÇÕES

Para que o paciente seja indicado para as Cirurgias Refrativas, é necessário que o oftalmologista faça uma avaliação completa do caso e que o paciente satisfaça alguns critérios:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Córneas saudáveis;
  • Pouca alteração de grau em doze meses;
  • Ausência de gravidez;
  • Algumas condições médicas impedem a realização de cirurgias, mesmos as a laser – cheque com o seu oftalmologista quais são.
Correção da Presbiopia a Laser

O tratamento de correção da Presbiopia funciona um pouco diferente do que o dos outros Erros Refrativos.

A técnica mais usada para os casos de Presbiopia é a Monovisão. A técnica consiste em induzir um pouco de Miopia no olho não dominante, para que este olho garanta a visão para perto. O grau a ser aplicado depende da idade do paciente.

O objetivo das foto-ablações feitas na Monovisão é o de preservar algum grau de acuidade na visão para longe. Isso facilita a adaptação do paciente e proporciona maior independência visual.

Você pode agendar uma consulta com os oftalmologistas do Hospital de Olhos do Acre e realizar o procedimento cirúrgico com total segurança.

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (68) 3221-2161, pelo WhatsApp (68) 9905-0478.

RELACIONADOS

exames-refrativos
Exames Refrativos: Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia
O tratamento mais indicado para a correção dos Erros Refrativos, como a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo, é a cirurgia refrativa. Este procedimento é rápido, indolor e não invasivo, garantindo…
presbiopia
Presbiopia – Erros Refrativos
A Presbiopia é outro dos Erros Refrativos que atrapalham a visão. Também conhecida como “vista cansada”, a Presbiopia é característica do envelhecimento natural do corpo humano,…
Astigmatismo
Astigmatismo - Erros Refrativos
O que é astigmatismo? Astigmatismo é uma doença ocular que, devido a uma irregularidade na córnea, causa distorção na imagem. A córnea, e a lente…
miopia
Miopia - Erros Refrativos
A Miopia é outro dos erros de refração (ametropia), que prejudicam a visão. A pessoa que apresenta este erro refrativo tem dificuldade em enxergar de…
hipermetropia
Hipermetropia – Erros Refrativos
A Hipermetropia é um erro de refração (ametropia), assim como a Miopia, o Astigmatismo e a Presbiopia. Esta doença nos olhos é provocada pelo tamanho…