Pterígio (conhecido como “carne crescida''), é o nome dado ao desenvolvimento de um tipo de fibrose (tecido fibrovascular) sobre a esclera, a parte branca do olho. Esta fibrose tem características benignas, mas tende a invadir a superfície da córnea e, eventualmente, interferir na visão do paciente.
Um dos fatores de risco para o desenvolvimento do Pterígio é a exposição prolongada e excessiva à luz ultravioleta sem a devida proteção.
A maioria dos casos de Pterígio apresenta-se assintomática e sem necessidade de tratamento imediato. Em casos de progressão da fibrose, é comum notar vermelhidão e inchaço dos olhos, dando a sensação de ardor e de presença de objeto estranho.
Quando o Pterígio cresce demais, ele pode desencadear distorção da superfície da córnea, acarretando em Astigmatismo Irregular.
O tratamento do Pterígio depende do seu tamanho. Quando é pequeno, e apresenta sinais de inflamação, é feita a aplicação de colírios. Se for grande, será necessária a intervenção cirúrgica. A cirurgia leva cerca de 30 minutos, e é feita em ambiente cirúrgico.
É importante ressaltar que o Pterígio pode aparecer, mesmo depois da cirurgia. Por isso, manter o acompanhamento com o médico oftalmologista é extremamente importante.
e receba todas as informações, clique abaixo e mande uma mensagem para nosso atendimento via WhatsApp:
Saiba mais sobre nossa estrutura com toda excelência para o melhor atendimento a você!
Agende seus exames, receba avialiação de resultados, e veja a lista completa de exames e serviços.
Veja todos os procedimentos para cada tipo de cirurgia e quais soluções oferecemos com a mais alta tecnologia
A preservação da visão é fundamental para o bem-estar humano. No Hospital Oftalmológico Velloso (HOV),...
SAIBA MAIS
O olhar é um dos principais elementos da nossa comunicação e expressão. No entanto, com o passar do tempo,...
SAIBA MAIS
O astigmatismo é um dos erros de refração mais comuns, afetando cerca de 30% da população mundial, de...
SAIBA MAIS