O Ceratocone é o maior responsável pelos casos de transplantes de córnea. A doença é progressiva e provoca a degeneração do tecido corneano, levando a perda severa da acuidade visual dos pacientes.
O Ceratocone é o responsável pelo afinamento do tecido corneano, fazendo com que a córnea fique sem curvatura, o que tem impacto direto na visão. Em seus estágios mais avançados, a córnea fica com um formato pontudo e projetado para fora do olho.
O tratamento do Ceratocone deve ser feito de acordo com o estágio de progressão que se encontra no paciente.
Em seus estágios iniciais, é possível corrigir a acuidade visual do paciente com o uso de óculos. O Ceratocone tem seus primeiros sintomas muito parecidos com os sintomas do Astigmatismo.
O tratamento inicial consiste no uso contínuo de óculos de grau. Quando os óculos não conseguirem mais corrigir a acuidade visual, o paciente passa a usar lentes de contato rígidas.
Eventualmente, com a progressão do Ceratocone, nem mesmo as lentes conseguiram restabelecer totalmente a acuidade visual. Neste momento, o oftalmologista deve indicar o paciente para os tratamentos cirúrgicos.
O tratamento cirúrgico do Ceratocone pode ser feito de três formas, dependendo do grau de evolução em que a doença se apresenta.
O Anel de Ferrara, também chamado de Anel Corneano ou Anel Intraestromal, é um pequeno implante cirúrgico que é aplicado na córnea.
Formado por duas estruturas em forma de meio círculo, o Anel de Ferrara é implantado na camada da córnea chamada estroma, e apoiado nas bordas da pupila. O Implante é feito de acrílico biocompatível (polimetil metacrilato) e não incomoda nem atrapalha a visão.
O Anel de Ferrara tem a função de reforçar a estrutura das fibras do tecido corneano, regularizando e controlando possíveis deformações da córnea que são prejudiciais à visão do paciente.
O implante é aplicado por meio de uma micro incisão na córnea, e cada metade do implante é colocada de um lado da pupila, deixando-a com o aspecto mais natural possível.
Este procedimento é usado como forma de tratamento para evitar o transplante de córnea.
O Crosslinking de Córnea é uma das mais novas técnicas de tratamento do Ceratocone.
O procedimento é indolor e não invasivo, e tem como objetivo fortalecer a estrutura mecânica do tecido corneano, retardando a progressão da doença. Veja abaixo como funciona o procedimento:
São feitas aplicações de Riboflavina (vitamina B12) no olho afetado pelo Ceratocone. A riboflavina é aplicada em colírios. Depois das aplicações, o paciente recebe pulsos de laser ultravioleta sobre a córnea.
Essa combinação provoca reações fototérmicas, que criam ligações covalentes de colágeno, que se associam às fibras do tecido corneano, reforçando as suas estruturas.
Estudos indicam que mais de 90% dos pacientes que se submetem ao crosslinking de colágeno têm a progressão do Ceratocone estabilizada.
O Transplante de Córnea consiste na substituição da córnea danificada pelo Ceratocone por uma córnea doadora saudável.
Este é o tratamento mais radical do Ceratocone, geralmente indicado pelo oftalmologista quando a córnea do paciente passa a não responder mais aos outros tratamentos (Crosslinking de Colágeno e Implante de Anel de Ferrara) e apresenta degeneração irreversível do tecido corneano.
O Transplante de Córnea é um procedimento bastante delicado, e deve ser usado apenas como última saída para o tratamento do Ceratocone.
Nesta técnica, a córnea é substituída de forma integral (toda a membrana)
Neste tipo de transplante, apenas algumas camadas (ou lamelas) do tecido corneano são substituídas, preservando as camadas ainda saudáveis do tecido corneano.
Você pode agendar uma consulta com os oftalmologistas do Hospital de Olhos do Acre e realizar o procedimento cirúrgico com total segurança.
e receba todas as informações, clique abaixo e mande uma mensagem para nosso atendimento via WhatsApp:
Saiba mais sobre nossa estrutura com toda excelência para o melhor atendimento a você!
Agende seus exames, receba avialiação de resultados, e veja a lista completa de exames e serviços.
Veja todos os procedimentos para cada tipo de cirurgia e quais soluções oferecemos com a mais alta tecnologia
A preservação da visão é fundamental para o bem-estar humano. No Hospital Oftalmológico Velloso (HOV),...
SAIBA MAIS
O olhar é um dos principais elementos da nossa comunicação e expressão. No entanto, com o passar do tempo,...
SAIBA MAIS
O astigmatismo é um dos erros de refração mais comuns, afetando cerca de 30% da população mundial, de...
SAIBA MAIS