Notícias

31
Jan

5 dúvidas comuns sobre a Cirurgia de Catarata

 

A Cirurgia de Catarata é um procedimento bastante realizado na área da oftalmologia. Estudos apontam que, anualmente, são realizados cerca de 400 mil procedimentos só no Brasil.

A Catarata é uma doença progressiva que leva à opacificação, ou perda de transparência do cristalino, que é uma lente natural do olho que tem a função de levar a luz até a retina, dando sequência ao processo da visão. Quando o cristalino perde a transparência, a luz não consegue passar e a visão perde sua qualidade. Uma pessoa com Catarata apresenta dificuldade em enxergar à noite e em ambientes escuros, perda na sensibilidade de distinguir cores e visão embaçada.

Em seus estágios mais avançados, a Catarata pode bloquear totalmente a visão, deixando o olho com um aspecto esbranquiçado. A doença ainda é a principal causa pelos casos de perda total da visão em todo o mundo, mas a Catarata é reversível.

O tratamento do Catarata é feito de forma cirúrgica, com a Cirurgia de Catarata. O procedimento é seguro, e consiste na troca do cristalino opacificado por lentes intraoculares premium, que retomam a visão.

5 dúvidas comuns sobre a Cirurgia de Catarata

Sempre que a palavra cirurgia é citada, surgem algumas dúvidas. Por isso, os especialistas em Catarata do HOA – Hospital Oftalmológico do Acre separaram 5 questões comuns sobre este procedimento, para que você possa saber mais sobre a Cirurgia de Catarata.

  • Eu preciso fazer a cirurgia imediatamente após o diagnóstico da doença?

R: A Cirurgia de Catarata não é um procedimento de urgência, mas é recomendado realizar o procedimento o quanto antes. Isso porque a doença é progressiva, e o bloqueio da luz ficará cada vez maior, o que tem impacto direto sobre a visão e sobre a qualidade de vida do paciente.

  • Preciso operar os dois olhos ao mesmo tempo?

R: A doença afeta os dois olhos ao mesmo tempo, mas os especialistas recomendam que o procedimento seja realizado em um olho de cada vez, dando tempo para a recuperação.

  • A cirurgia dói? É muito demorada?

R: Não, a cirurgia de catarata não dói. São aplicados colírios anestésicos para o procedimentos – que dura aproximadamente meia hora.

  • Preciso ficar internado após a cirurgia?

R: Não há necessidade de internação para a cirurgia de Catarata, mas será necessário ficar em repouso algumas horas após o procedimento, para que o especialista identifique caso haja algum processo inflamatório no pós cirúrgico. É importante estar acompanhado, já que você não poderá dirigir depois do procedimento.

  • Em quanto tempo posso retomar minhas atividades normais? A recuperação é demorada?

R: A Cirurgia de Catarata precisa de um tempo de recuperação. No mesmo dia após o procedimento, o paciente já pode voltar a atividades, como assistir TV e usar o celular. Nos primeiros dias, a visão fica um pouco embaçada por causa da recuperação, mas ela melhora já na primeira semana. Nos primeiros dias também é importante que o paciente não coce o olho cirurgiado, e evite locais com poeira, para evitar processos infecciosos ou inflamatórios.

O retorno para atividades físicas só é recomendado após 15 dias, dependendo do tempo de cicatrização de cada paciente – e este retorno deve ser autorizado pelo oftalmologista especializado.

Cirurgia de Catarata no HOA

No HOA – Hospital Oftalmológico do Acre, você pode agendar consultas, exames e a Cirurgia de Catarata, com os nossos oftalmologistas especializados na doença e no procedimento.

A Cirurgia de Catarata no HOA é realizada com a técnica da facoemulsificação, com equipamentos modernos para este procedimento, que aumentam a precisão do procedimento e maximizam o resultado para o paciente. No HOA você pode encontrar as mais modernas lentes intraoculares disponíveis no mercado, que retomam a visão de qualidade para o paciente, aumentando a qualidade de vida.

Ficou com alguma dúvida?

Fale com o Hospital Oftalmológico do Acre pelo telefone (68) 2102-6027, pelo WhatsApp (68) 98424-8282 ou pela nossa Página de Atendimento.