Cirurgia de Ceratocone

Cirurgia-de-Ceratocone

O Ceratocone é o maior responsável pelos casos de transplantes de córnea. A doença é progressiva e provoca a degeneração do tecido corneano, levando a perda severa da acuidade visual dos pacientes.

O Ceratocone é o responsável pelo afinamento do tecido corneano, fazendo com que a córnea fique sem curvatura, o que tem impacto direto na visão. Em seus estágios mais avançados, a córnea fica com um formato pontudo e projetado para fora do olho.

Como tratar o Ceratocone?

O tratamento do Ceratocone deve ser feito de acordo com  o estágio de progressão se encontra no paciente.

  • Uso de óculos

Em seus estágios iniciais, é possível corrigir a acuidade visual do paciente com o uso de óculos. O Ceratocone tem seus primeiros sintomas muito parecidos com os sintomas do Astigmatismo.

O tratamento inicial consiste no uso contínuo de óculos de grau. Quando os óculos não conseguirem mais corrigir a acuidade visual, o paciente passa a usar lentes de contato rígidas.

Eventualmente, com a progressão do Ceratocone, nem mesmo as lentes conseguirão reestabelecer totalmente a acuidade visual. Neste momento, o oftalmologista deve indicar o paciente para os tratamentos cirúrgicos.

O tratamento cirúrgico do Ceratocone pode ser feito de três formas, dependendo do grau de evolução em que a doença se apresenta.

  • Anel de Ferrara ou Anel Corneano

O Anel de Ferrara, também chamado de Anel Corneano ou Anel Intraestromal, é um pequeno implante cirúrgico que é aplicado na córnea.

Formado por duas estruturas em forma de meio círculo, o Anel de Ferrara é implantado na camada da córnea chamada de estroma, e apoiado nas bordas a pupila. O Implante é feito de acrílico biocompatível (polimetil metacrilato) e não incomoda nem atrapalha a visão.

O Anel de Ferrara tem a função de reforçar a estrutura das fibras do tecido corneano, regularizando e controlando possíveis deformações da córnea que são prejudiciais à visão do paciente.

O implante é aplicado através de uma micro incisão na córnea, e cada metade do implante é colocada de um lado da pupila, deixando-a com o aspecto mais natural possível.

Este procedimento é usado como forma de tratamento para evitar o transplante de córnea.

  • Crosslinking de Colágeno

O Crosslinking de Córnea é uma das mais novas técnicas de tratamento do Ceratocone.

O procedimento é indolor e não invasivo, e tem como objetivo fortalecer a estrutura mecânica do tecido corneano, retardando a progressão da doença. Veja abaixo como funciona o procedimento

São feitas aplicações de Riboflavina (vitamina B12) no olho afetado pelo Ceratocone. A riboflavina é aplicada em colírios. Depois das aplicações, o paciente recebe pulsos de laser ultravioleta sobre a córnea.

Essa combinação provoca reações fototérmicas, que criam novas ligações covalentes de colágeno, que se associam às fibras do tecido corneano, reforçando as suas estruturas.

Estudos indicam que mais de 90% dos pacientes que se submetem ao crosslinking de colágeno têm a progressão do Ceratocone estabilizada.

  • Transplante de Córnea

O Transplante de Córnea consiste na substituição da córnea danificada pelo Ceratocone por uma córnea doadora saudável.

Este é o tratamento mais radical do Ceratocone, geralmente indicado pelo oftalmologista quando a córnea do paciente passa a não responder mais aos outros tratamentos (Crosslinking de  Colágeno e Implante de Anel de Ferrara) e apresenta degeneração irreversível do tecido corneano.

O Transplante de Córnea é um procedimento bastante delicado, e deve ser usado apenas como última saída para o tratamento do Ceratocone.

EXISTEM DOIS TIPOS DE TÉCNICAS PARA O TRANSPLANTE DE CÓRNEA:
Penetrante:

nesta técnica, a córnea é substituída de forma integral (toda a membrana)

Lamelares:

neste tipo de transplante, apenas algumas camadas (ou lamelas) do tecido corneano são substituídas, preservando as camadas ainda saudáveis do tecido corneano.

Você pode agendar uma consulta com os oftalmologistas do Hospital de Olhos do Acre e realizar o procedimento cirúrgico com total segurança.

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (68) 3221-2161, pelo WhatsApp (68) 9905-0478.

 


RELACIONADOS

exames-ceratocone
Exames de Ceratocone
Por ter sintomas iniciais muito próximos aos de um Astigmatismo comum, muitos confundem adiam sua ida ao oftalmologista, e com isso o grau vai aumentando…
ceratocone
Ceratocone
O Ceratocone é uma doença ocular progressiva, de caráter não inflamatório, que provoca a degeneração do tecido da córnea, deixando-a mais fina e mais curva.…