Cirurgia de Catarata em Rio Branco

Cirurgia de Catarata em Rio Branco

Como é feita a Cirurgia de Catarata em Rio Branco e como a doença é desenvolvida? Saiba quais os sintomas da catarata e as técnicas dos procedimentos cirúrgicos do Hospital Oftalmológico do Acre.

A Catarata é uma doença ocular progressiva que se caracteriza pela perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. Essa perda de transparência faz parte do processo natural de envelhecimento das células do corpo, e acarreta em perda gradual da visão.

Os sintomas da Catarata são ofuscamento das luzes à noite, visão borrada e distorção na percepção das cores. Em seus estágios iniciais, é indolor e incomoda pouco, mas a qualidade da visão vai piorando com o avanço da doença.

A remoção da Catarata deve ser feita quando há uma perda significativa da visão, e as atividades diárias básicas (como ler, dirigir, trabalhar, ver televisão) passam a ficar cada vez mais difíceis.

Nos estágios iniciais da Catarata, a acuidade visual pode ser melhorada com o uso de óculos e lentes de contato, como acontece com os Erros Refrativos (Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia).

Mas estes tratamentos são apenas temporários, e não param a progressão da Catarata. Isso porque o único tratamento realmente eficaz para a reversão da catarata é a Cirurgia.

A Cirurgia de Catarata em Rio Branco é considerada um procedimento de baixa complexidade e bastante seguro. Estima-se que, por ano, sejam realizados no Brasil cerca de 300 mil cirurgias de Catarata.

O procedimento para a reversão da Catarata pode ser aplicado com duas técnicas diferentes:

Cirurgia extracapsular:

Também conhecida como facectomia extracapsular, este é um procedimento mais invasivo, geralmente indicado nos casos de catarata senil avançada, mas que hoje tem pouco uso pelo avanço dos aparelhos.

Esta técnica consiste em fazer uma abertura grande no olho, para a retirada das partes do cristalino que foram danificadas pela Catarata. Logo depois, é feito o implante das lentes intraoculares. A técnica é eficaz, mas tem um tempo de recuperação mais lento.

Facoemulsificação:

A Facoemulsificação é uma técnica que conta com o avanço da tecnologia, permitindo que o procedimento seja menos invasivo.

A retirada do cristalino danificado acontece de forma diferente. Primeiro, é aplicado um laser ultrassônico sobre o cristalino, que é dissolvido; depois, é feita uma abertura milimétrica na córnea, por onde será feita a aspiração do cristalino dissolvido.

Depois disso, o cirurgião oftalmologista do Hospital Oftalmológico do Acre pode fazer o implante das lentes intraoculares, que são maleáveis e conseguem passar pela incisão.

Esta técnica é altamente eficaz, não necessita de pontos – a incisão da córnea cicatriza rapidamente – e os riscos de infecções e inflamações diminui consideravelmente.

Lentes Intraoculares:

O avanço dos estudos da Catarata e da tecnologia  permitiu que as lentes intraoculares pudessem ser desenhadas de acordo com cada tipo de necessidade. Veja abaixo os tipos de lentes intraoculares disponíveis para o tratamento da Catarata.

Lentes intraoculares monofocais

São lentes desenhadas para fazer a correção de um ponto de foco único, corrigindo a visão para apenas uma distância – para perto ou para longe.

O implante das lentes monofocais não descarta totalmente o uso simultâneo de óculos com lentes multifocais, visando corrigir a visão para as duas distâncias.

Lente Intraocular monofocal tórica

Lente indicada para os pacientes que apresentem Astigmatismo associado à Catarata.

Lentes intraoculares multifocais

São as lentes que fazem a correção simultânea da visão para perto e para longe. Apresentam duas curvaturas na mesma lente, criando pontos diferentes de foco para cada distância.

Lentes intraoculares multifocais tóricas

Indicadas para os pacientes que apresentam Astigmatismo e que queiram livrar-se totalmente do uso de óculos, corrigindo simultaneamente a visão para perto e para longe.

LEMBRETE:

É importante  lembrar que o melhor método de tratamento deve ser definido pelo Oftalmologista do Acre, juntamente ao paciente. O mesmo se aplica ao tipo de lente intraocular a ser implantada.

Cada caso apresenta características particulares que deverão ser levadas em consideração, garantindo que o tratamento seja adequado e confortável para o paciente.

Lembrando que para o diagnóstico e definição de tratamento dependem dos resultados dos exames de Catarata que precisam ser realizados.

Você pode agendar uma consulta com os oftalmologistas do Hospital de Olhos do Acre e realizar a Cirurgia de Catarata em Rio Branco com total segurança.

Dúvidas sobre a Cirurgia de Catarata em Rio Branco? Fale conosco pelo telefone (68) 3221-2161, pelo WhatsApp (68) 9905-0478.

RELACIONADOS

catarata
Catarata
A Catarata é uma doença ocular progressiva que provoca a perda de transparência do Cristalino, a lente natural do olho que fica entre a íris…
exames-catarata
Exames de Catarata
Diagnóstico O diagnóstico de catarata só pode ser determinado pelo médico oftalmologista, que depois de uma rotina completa de exames, nos quais todos são realizados…